Cavalaria Númida

A cavalaria númida foi uma das mais famosas em seu tempo. Combateu em algumas ocasiões ao lado dos romanos e em outras, ao lado dos cartagineses de Aníbal, sob o comando do brilhante chefe MAHARBAL.

Apesar de César Ter descuidado do emprego da Cavalaria em operações, ele empregou a Cavalaria Númida em algumas ocasiões como Farsalia, Tapso e outras batalhas, sem que ela fosse peça importante em seus triunfos.
Augusto organizou esquadrões de cavalaria, que eram agregados às legiões, com efetivos entre 500 e 1000 homens. Nesta época, a cavalaria espanhola, adestrada por chefes númidas, chegou a ser superior à cavalaria romana.
Os cavaleiros formavam à retaguarda da linha de combate, em pelos intervalos da tropa de infantaria, se lançavam sobre o inimigo. Ao carregar, os cavaleiros levavam soldados de infantaria na anca de seus cavalos que, em determinado momento, desmontavam e passavam a utilizar suas funda e dardos contra os desprevenidos infantes inimigos. Se o terreno não permitia que combatessem a cavalo, os cavaleiros romanos combatiam a pé, amarrando previamente seus cavalos em estacas que levavam consigo.
Galieno descartou as tradições táticas que os romanos haviam empregado por mais de 250 anos, e deu o passo decisivo para relegar a legião a uma posição subordinada, fazendo da Cavalaria romana “ a rainha dos campos de batalha “. Formou corpos de cavaleiros dálmatas e lançadores de dardos mouros, que montavam em pelo.
Com a decadência romana vieram as hordas de bárbaros, que começaram a penetrar nas fronteiras do império, empurradas pelas mudanças climáticas e pelo excesso de população.
Os francos, os alemães, os godos e ostrogodos, irromperam em várias ocasiões, até que veio o colapso militar dos romanos com a aparição em cena dos hunos.
Os Hunos estiveram continuamente em pé de guerra e completamente montados,; seus cavalos estavam adestrados para galopar até 30 km sem descanso e percorrer 160 km diários. Foram famosas suas cargas e nuvens de flechas que lançavam ao mesmo tempo.
Átila foi o chefe huno desde 433 e evidentemente era um bom comandante par um povo asiático. Entretanto, quando enfrentava uma força disciplinada e organizada tinha muitos problemas de comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *